Relacionamentos: o que fazer para dar certo em 2021

Rotina, problemas financeiros, desinteresse, falta de tempo e de cumplicidade, a busca da perfeição, ciúmes, traições. É fácil elencar os fatores que desgastam um relacionamento, mas para quem já sonhou com uma relação que fosse eterna, desejando “felizes para sempre” e acreditando que tudo fosse uma decorrência do amor, há algum segredo para garantir a durabilidade de um relacionamento?

Para Jennifer Lobo, matchmaker e CEO da maior plataforma de relacionamento sugar no Brasil, MeuPatrocínio, especializada em unir mulheres com perfil de sugar baby com o seu sugar daddy, “quando nos apaixonamos, passamos por um processo químico e enxergamos tudo como uma maravilha. Só conseguimos ver as qualidades do outro e os eventuais defeitos são irrelevantes. Com o passar do tempo, quando a paixão esmorece, algumas coisinhas irritantes começam a aparecer e incomodar. É aí que relacionamentos inicialmente promissores acabam. Se você deixar. Mudar o fim previsível da história de amor vai depender exclusivamente das duas pessoas envolvidas”.

Para evitar o fracasso, segundo Jennifer, “a primeira recomendação é sempre manter o diálogo. Não guarde sentimentos, sejam eles bons ou ruins, só para si. Transmita as suas emoções, o seu parceiro precisa saber – e não adivinhar – como você está se sentindo. Isso faz parte da intimidade do casal, é importante estabelecer canais de comunicação e permitir que o outro conheça o seu mundo interior, mesmo que povoado de sentimentos complexos e contraditórios que nem você entende. Não consegue falar? Escreva, exponha as suas emoções. Compartilhar fragilidades também é uma forma de fazer com que a relação amadureça”.

Outro ponto importante, é exercitar a empatia, colocar-se no lugar do outro e procurar compreender o que o move. “Procure ver o lado positivo das situações, seja tolerante e respeite as diferenças e as escolhas individuais. Se o objetivo é evoluir juntos, cuidem um do outro. Atente para o controle emocional quando aquela discussão meio sem sentido está se transformando em um grande conflito. Aprenda a respirar fundo quando estiver prestes a dizer coisas que não terão volta. Será mesmo necessário causar danos afetivos irreparáveis? O equilíbrio emocional é uma das ferramentas que determinam o sucesso de uma relação”, pondera Jennifer.

Vale sempre questionar: as prioridades individuais têm algo em comum? Os planos são semelhantes? Vocês atuam como uma dupla na busca por seus próprios objetivos? Ter metas compartilhadas reforça a sensação de parceria, o casal se mantém conectado e focado em um único propósito. Estejam preparados para enfrentar os problemas que surgirem, não os ignorem por temer confronto. Eles estarão presentes no decorrer da vida do casal e a forma como serão conduzidos define o êxito da parceria.

Por fim, para Jennifer, “o casal não pode se esquecer de manter a autoestima em alta, o toque, a intimidade, atitudes positivas na maneira de encarar a vida. Acrescentar à receita, o cultivo das liberdades individuais, o andar de mãos dadas, o descobrimento de novas experiências, o reviver de antigas emoções, muitas viagens, muitas risadas, juntos! Respeito e admiração sempre para fazer dar certo em 2021”.