CONHEÇA PESSOAS RICAS E BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!

Por mais gratificante que seja receber um elogio, poucas pessoas ficam à vontade em recebê-los. Alguns ficam corados imediatamente, outros, soltam o valor pago na peça de roupa, para tentar lidar com essa situação da maneira mais bem-humorada possível, não sentir-se tão tenso e manter um comportamento assertivo. 

O fato de não saber como se comportar e nem o que dizer após receber um elogio, está relacionado diretamente a nossa autoestima. Todos temos um visão de nós mesmos e, quando alguém diz algo que não tínhamos consciência sobre ou que não estávamos esperando ouvir, é aí que caímos na situação “constrangedora” de receber um elogio.

A famigerada técnica de falar o preço ou a marca da roupa é umas das rotas de fuga mais utilizadas, pois, com ela, você tira totalmente o foco de si e atribui o elogio para o objeto, ao invés de você.

Segundo a Psychology Today, que realiza estudos e divulga relatórios comportamentais, sentimos esse desconforto quando recebemos um elogio por causa do conflito: maneira como nos vemos versus a fala da outra pessoa. Essas duas ideias não coincidem, e acabam se tornando um gatilho para as pessoas se autoboicotarem.

Para reverter essa situação e saber lidar bem com os elogios, o primeiro e mais importante passo é trabalhar o amor próprio. Sem ele, é impossível fazer várias coisas da vida, inclusive reagir a um simples elogio.

Pare de se justificar e comece a agradecer os elogios. Você começa dizendo  obrigado e, aos poucos, vai absorvendo de forma positiva o que dizem.

Coloque em prática as seguintes atividades:

  • Inicie o dia se olhando no espelho, pense e diga em voz alta tudo aquilo de positivo que você vê em si. Desde visualmente, quanto internamente;
  • Busque nas mídias sociais pessoas que tenham o mesmo estilo, mesmo corpo, mesma aparência que você, para se inspirar;
  • Separe um tempo, semanalmente, para fazer aquilo que tanto gosta e deixa você mais feliz.

Esses são apenas alguns passos que vão ajudar o desenvolvimento da sua autoestima e facilitar o comportamento pós-elogio.

CONHEÇA PESSOAS RICAS E BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!