CONHEÇA PESSOAS RICAS E BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!

É fato: você nunca irá agradar todo mundo. Algumas pessoas irão sentir inveja, falarão mal e só enxergarão o lado ruim. Outras, mostrarão a melhor das intenções e tentarão te ajudar ao máximo. Não há regra. Em vez de sofrer pensando nas críticas, o mais saudável (e inteligente) a se fazer é aprender com elas e transformá-las em algo positivo. Confira algumas dicas:

Não fique na defensiva

O primeiro passo para transformar uma crítica em crescimento é não ficar na defensiva. Se alguém emite uma opinião sobre você, escute e controle as emoções. Dizer “obrigado” pode quebrar o clima ruim, e o interlocutor ficará positivamente confuso.

Fale sobre a sua percepção

Você não tem que ser omisso, é claro, e aceitar todas as críticas indiscriminadamente. É importante mostrar para quem o está criticando qual é sua forma de pensar. Não se justifique, mas explique seu ponto de vista. Se houver lógica e coerência, aumentam as chances da pessoa entendê-lo.

Busque uma solução

Depois de escutar o que o outro tem a dizer e explanar sua percepção, é legal você abrir a discussão para chegarem a algum ponto juntos. Deixe a pessoa notar que você quer não só aprender, como usar a crítica dela de maneira construtiva. Peça ajuda para buscar a melhor solução.

Lembre-se que você também erra

Ouvir críticas não é fácil. Pode magoar, você pode querer cortar relações ou se ofender de verdade. Mas tente receber as opiniões de forma leve e aberta. Só assim você será capaz de transformá-las em algo proveitoso. É uma maneira de demonstrar maturidade e vontade de ser melhor. Aceitar uma crítica é aumentar o recebimento de informação útil de pessoas que podem – e querem – ajudá-lo.

CONHEÇA PESSOAS RICAS E BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!