CONHEÇA HOMENS RICOS E MULHERES BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!

Jean-Michel Basquiat é um artista norte-americano que ganhou notoriedade como grafiteiro e pintor neo-expressionista. Suas obras costumam ser inspiração para muitos jovens pintores e atinge, geralmente, altos preços em leilões.

SOBRE BASQUIAT

De família abastada, o pai de Basquiat era ex-ministro do interior do Haiti, sua mãe era de origem porto-riquenha e ele era o filho mais velho de três.

Ainda bem pequeno, ele já traçava caricaturas e copiava figuras da televisão. Sua mãe estimulava seu talento e o influenciava a interagir com o mundo das artes. Tanto que seu programa favorito era visitar museus.

Em 1977, Basquiat e seu amigo Al Diaz começaram a grafitar prédios desabitados de Manhattan. Os dois deixavam sempre uma marca no que criavam, SAMO ou SAMO SHIT, abreviação de same old shit.

Pouco antes de terminar o ensino médio, em 1978, ele abandona a escola e passa a vender camisas pintadas nas ruas. É aí que ele passa a se tornar mais conhecido na mídia e é convidado para atuar no filme Downtown 81, que conta o que um jovem artista é capaz de fazer para sobreviver.

Basquiat continuou se destacando nos anos 80. Ele integrou uma mostra coletiva, a The Times Square, e viu sua carreira alavancar quando recebeu uma crítica positiva de um dos maiores nomes dos meios culturais.

Assim, ele passou a circular nos circuitos artísticos ao lado de Julian Schnabel, David Salle e outros curadores, colecionadores e estudiosos de arte, todos adeptos do neo-expressionismo.

Inclusive, nessa época, ele teve um relacionamento com a até então desconhecida cantora Madonna e fez amizade com Andy Warhol, grande figura do movimento pop art, com quem teve uma promissora parceria profissional.

Em 1988, Jean-Michel Basquiat morreu de overdose em seu próprio estúdio.

 

 

O MUNDO SUGAR ESTÁ CHEIO DE PESSOAS CULTAS E INTERESSANTES. CADASTRE-SE AGORA MESMO
CONHEÇA HOMENS RICOS E MULHERES BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!