A dica para 2018 é: não tenha medo. Corra riscos sim, caso contrário, dificilmente você terá sucesso. Essa é o conselho de ouro do empresário Elon Musk. Os conhecimentos científicos dele e seu perfil de líder são impressionantes, sem dúvidas. Mas é um fato que ele não teria conquistado sua fortuna bilionária, se não tivesse ousadia e coragem para investir em carros do futuro e naves espaciais, nada muito convencional.
O sul-africano pensa longe e com foco no futuro. Ele acredita, inclusive, que o homem vai povoar Marte em não muito tempo. Como empreendedor, você não precisa ir tão longe, é claro. Porém, ambição na medida certa – e uma alma corajosa – é fundamental para você chegar aonde quiser. Se você não sabe por onde começar, antes de mais nada, fortaleça sua mente. Musk deu algumas dicas imperdíveis para você alcançar o sucesso, listadas pela revista Inc. Confira.
Entenda que o fracasso faz parte
Além de compreender que você não vai acertar sempre, é preciso entender a importância de se assumir a responsabilidade por suas falhas. Em entrevista para a CNN, Musk falou sobre como foi começar empreendimentos tão cheios de risco. “Ao iniciar Tesla e SpaceX, em ambos os casos, pensei que as chances de sucesso eram menores que 50% … Então não é como se eu estivesse convencido de que tudo trabalho. Eu pensava: ‘Bem, provavelmente não vai funcionar, mas vale a pena tentar porque o resultado é importante’”.
Corra riscos sim
Todo e qualquer negócio traz incertezas no começo. Tenha em mente que há chance de você fracassar. Mais importante que isso é você aprender com os erros e seguir em frente. Estipule um prazo e um cronograma para você chegar em algum patamar, até conquistar o que realmente deseja. Depois, avalie o que foi bom e o que não foi e corrija o que for necessário.
A mente de um viking
“Não devemos ter medo de fazer algo apenas porque é provável que ocorra alguma falha. Se nossos antepassados tivessem adotado essa abordagem, os Estados Unidos não existiriam”, diz Elon Musk. E, provavelmente, nenhuma outra potência mundial. Esteja preparado para enfrentar qualquer cenário e dê as caras para o desconhecido. Além disso, cresça com os problemas. Inspirar-se na cultura viking pode ser um bom caminho: a ideia é nunca desistir jamais e enfrentar o que vier, sempre fazendo o que for necessário para você ser lembrado como gostaria.
Comentários: