História das Marcas: Yves Saint Laurent

Mayara (Admin)

Compartilhar:

A história de hoje é dedicada a todos que não perdem a oportunidade de conhecer e usufruir de marcas francesas de alto luxo. Yves Saint Laurent é referência no assunto e marca sua presença no closet de todo Sugar.

Início

Conhecido internacionalmente apenas por três letras, YSL, Yves Saint Laurent é um mestre da moda que começou sua carreira desenhando vestidos para a mãe e as irmãs. Aos dezessete anos entrou na universidade de moda onde ganhou seu primeiro prêmio e pouco tempo depois foi contratado por ninguém mais ninguém menos que Dior, como assistente de modelagem.

Sua jornada começou de baixo, realizando tarefas vem simples, mas vez ou outra ele era autorizado a exibir seus croquis para as coleções de alta costura. Com o passar do tempo cada vez mais modelagens eram aprovadas e ele conquistava seu espaço.

Ascensão

Quando Christian Dior faleceu, em 1957, o jovem assumiu a direção criativa da sofisticada e famosa grife. Para entender o impacto dessas suas criações já na época, basta observar a manchete de um dos principais jornais de Paris, que estampou em sua capa “Yves Saint Laurent salvou a França”, em referência à criação do vestido trapézio.

O público assistia a roupa moderna que se usava nas ruas ser reinventada nas mãos de um costureiro. Mas foi então, que Yves Saint-Laurent foi convocado para servir o exército francês perdendo o posto conquistado na Dior. Após sua saída do exército, juntamente com a ajuda financeira de seu grande amigo Pierre Bergé, fundou a própria Maison com a inauguração do primeiro ateliê. Era o começo de uma marca gloriosa no mundo da moda. Desde o início, a modernidade foi um dos fundamentos e inspirações da grife. Sendo um visionário, o estilista começou a criar algo que não se via muito no mercado: roupas práticas, mas com linhas muito sofisticadas.

Mudanças

O ano de 2012 foi um período de mudanças profundas para a marca YVES SAINT-LAURENT. Depois do falecimento de seu fundador em 2018, Heidi Slimane (ex-estilista principal de roupas masculinas da Dior) foi empossado como novo diretor artístico, a marca anunciou sua mudança de nome. Perdeu o “Yves”, e passou a adotar o nome SAINT LAURENT PARIS. Se para alguns profissionais da moda, a YVES SAINT-LAURENT perdeu muito de sua identidade, para sua fiel e abastada clientela a marca continua sinônimo de sofisticação.

Em uma de suas coleções mais recentes, o polêmico estilista se inspirou no grunge californiano dos anos 90. Hedi nunca escondeu seu verdadeiro plano quando assumiu a Maison: de rejuvenescê-la, o que incluiu mudanças drásticas, do próprio nome até a relocação do ateliê, de Paris para Los Angeles.

E você já conquistou seu item favorito da marca? Me conta nos comentários 😉

Siga-nos

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário
Nome*

Para Sugar e Curiosos

Entre para o nosso “pote de açúcar” cheio de Sugar Babies!

Encontre alguém que se encaixe às suas expectativas.

Cadastre-se