CONHEÇA HOMENS RICOS E MULHERES BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!

Um pequeno mercado, altamente seletivo, mas que sobrevive através dos séculos, a alta-costura é o segmento de moda feito com peças exclusivas, feitas à mão e com materiais de altíssimo nível. É muita finesse!

O termo alta-costura (haute couture, em francês) surgiu em Paris, em 1858, e foi aplicado ao primeiro desfile de moda conhecido usando modelos de verdade e não cabides, como era até então. O estilista era o inglês Charles Frederick Worth.

O que é alta-costura?

Mas como se define o que é e o que não é alta-costura? Qualquer marca pode usar o nome? Não. Esse termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado por quem recebeu essa designação pelo Ministério da Indústria na França. Há um sindicato, fundado em 1868, que regulamenta e determina quais as grifes podem usar o termo, o Chambre Syndicale de la Haute Couture.       

Quais são as regras?

As regras são super rígidas: a marca precisa ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um staff em tempo integral de 15 pessoas, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com um mínimo de 35 looks para dia e noite.

Quem consome?

As consumidoras, um seleto grupo de cerca de quatro mil espalhadas no mundo, são chamadas de colecionadoras e gastam, no mínimo, 10 mil dólares em cada peça.

Apesar dos valores altos, as roupas não geram lucro para as empresas que as produzem. A questão é que a alta-costura é uma verdadeira obra de arte, em que os estilistas mostram sua expertise e suas grandes habilidades. É pura técnica.

Atualmente, as mídias sociais difundem a alta-costura e ela funciona como inspiração para legiões de apreciadores de moda e, muitas vezes, ditam tendências. O tapete vermelho de grandes premiações do cinema e da música também é uma incrível maneira de divulgar essas preciosidades.  

Quais marcas praticam?

No calendário atual, desfilam as marcas Chanel, Dior, Schiaparelli, Maison Margiela, Atelier Versace, Zuhair Murad, Elie Saab, Bouchra Jarrar, Stéphane Rolland, JPG, Viktor & Rolf, Adeline Andre, Ulyana Sergeenko, Fendi, Giorgio Armani Privé, Alexis Mabille, Maurizio Galante, Alexandre Vauthier, Giambattista Valli, Ralph & Russo, Dice Kayek e Franck Sorbier. Um luxo!

 

 

 

PRONTA PARA COMEÇAR SUA COLEÇÃO DE ALTA COSTURA? ENTRE AGORA PARA O MUNDO SUGAR E DEIXE SUA VIDA E SEU GUARDA ROUPA MAIS DOCE
CONHEÇA HOMENS RICOS E MULHERES BONITAS. CADASTRE-SE AGORA!