Você conhece Sebastião Salgado?

(Last Updated On: maio 24, 2017)

Um dos fotógrafos mais renomados do Brasil, com 12 livros publicados, Sebastião Salgado recebeu quase todos os principais prêmios de fotografia do mundo. Doutor em economia, ele só passou a assumir a fotografia como profissão quando tinha 30 anos.

Suas fotos capturam a essência humana de forma belíssima, delicada e tocante, muitas vezes em situações adversas. Ele usa imagens em preto e branco por uma razão. A ausência de cor significa ausência de informação e, por isso, o foco está na clareza do que foi retratado. A intenção é que quem está vendo a foto se concentre nela por inteiro, sem se distrair com nuances de cores.

Salgado nasceu na cidade mineira de Aimorés, divisa com o Espírito Santo. Quando fazia sua pós-graduação, na Universidade de São Paulo, ele conheceu sua esposa, a pianista Lélia Wanick. Os dois envolveram-se na luta contra a ditadura militar e emigraram para Paris, em 1969, onde começou a ver a fotografia como profissão.

Aos 73 anos, Sebastião é um entusiasta das causas humanitárias e contribui de maneira generosa com organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional.

Ele também apoia um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em Minas Gerais que já plantou 1,7 milhão de árvores, recebendo o Prêmio-E na categoria Educação na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) Rio+20, no Rio de Janeiro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *
Comentário
Entre para o nosso “pote de açúcar” cheio de Sugar Babies!
Encontre alguém que se encaixe às suas expectativas.